Minha História Publicação Jornal Correio


Ronaldo Lands

Aos 15 anos Ronaldo Lands deixou a família em Luzilândia, Piauí, onde nasceu
29/05/2012 - Redação

“Comecei a gostar de música entre os quatro e cinco anos de idade e logo veio a vocação para gravar o primeiro disco. Muita gente dizia: ‘isso é um sonho que nunca vai se realizar’”.

Para quem trabalhava na roça, no interior do estado do Piauí, talvez gravar um disco, fazer shows e conquistar fãs seria mesmo um sonho impossível se não deixasse de lado o mato e a enxada e partisse em busca do sucesso.

Aos 15 anos Ronaldo Lands deixou a família em Luzilândia, Piauí, onde nasceu, alterando a idade para ter o direito de viajar sozinho. “Quem nasceu na roça, na região que eu nasci, era difícil mesmo ser um artista. Eu precisava sair. Ajudei meu pai na lavoura por pouco tempo e sai em busca do sonho. Consegui ir para o Rio de Janeiro estudar teoria musical. Aprender sobre notas e composição”.

Após a temporada no Rio de Janeiro, onde chegou a gravar pela Continental, Ronaldo Lands começou a divulgar o trabalho em Imperatriz, onde chegou em 1980. Em 1984 havia gravado o primeiro LP da carreira, “Vida de corno”, com várias músicas no estilo chamado por Ronaldo de Brega Puro. “Não é que seja aquela coisa largada, mal feita, não. O Brega Puro é toda a pureza, a originalidade do brega”. O trabalho levou Ronaldo a conhecer outros artistas com os quais realizou várias gravações, e com elas foi conquistando o público.

Uma das lembranças mais fortes do cantor e compositor - que hoje tem 49 anos de idade e 26 de carreira - foi o show em praça pública realizado em Luzilândia, no início da carreira como profissional. Foi a oportunidade que Ronaldo teve de mostrar para a terra natal que é necessário e vale a pena correr atrás dos objetivos. “Foi um show inesquecível, para mais de 10 mil pessoas. Vou repetir o momento esse ano, no dia 18 de agosto, na gravação do meu 2º DVD ”.

Ronaldo Lands mora no Bairro Bonsucesso, onde tem uma loja de CDs, móveis usados e um salão no qual trabalha como cabeleireiro. Tem 196 músicas de autoria própria e gravou 13 discos. “Meu trabalho hoje é conhecido no mundo, pela internet. Hoje, por causa do comércio informal, a gente trabalha apenas para sobreviver. Ainda tenho meus CDs, que vendo para amigos, fãs e pessoas que me conhecem e sempre aparecem para comprar alguns dos meus trabalhos”.

Ronaldo Lands teve seus momentos de fama. Ele mesmo afirma que tem uma legião de fãs, fiéis, que são para sempre. “Tem artista que está na mídia direto, mas às vezes é passageiro. Eu tenho meus fãs fieis. Prefiro ter um público que me admire, que compre meu trabalho e que seja pra sempre, do que uma coisa passageira, que dure três quatro, meses”.

Por Hemerson Pinto

Nenhum comentário: